O Projeto

O projeto “Para Fortalecer as Finanças Solidárias no Estado da Bahia Através da Consolidação de Metodologias de Constituição, Implementação e Gestão de Fundos Solidários”, executado pela Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3, tem seu espaço de gestão no Comitê Gestor de Fundos Rotativos Solidários.

O projeto acompanha as 20 iniciativas, que são apoiadas pelo Estado da Bahia através do Edital da SETRE 01/2011. São experiências no âmbito das Finanças Solidárias e atuam com a metodologia de Fundos Rotativos Solidários. Neste acompanhamento acreditamos realizar uma metodologia que auxilia o florescimento/fortalecimento de uma nova forma de produzir e comercializar; que propõe uma outra forma de economia baseada nos laços de solidariedade, no fortalecimento da autonomia comunitária.

É importante destacar que a distribuição e atuação das experiências acompanhadas é bastante diversa. Possuem cenários ambientais, econômicos, sociais, geográficos e culturais distintos, retratando uma grande riqueza de influências e acúmulos. O projeto é desenvolvido em 12 dos 26 territórios de identidade do Estado da Bahia, sendo: Região Metropolitana; Piemonte Norte do Itapicuru; Sisal; Portal do Sertão; Vitória da Conquista; Piemonte Diamantina; Sertão Produtivo; Bacia do Jacuípe; Extremo Sul; Sertão do São Francisco; Velho Chico; e Recôncavo. Prevalecendo a área rural destes territórios.

A Bahia é o único Estado do Brasil que possui cinco biomas distintos: Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Zona Costeira e Marinha. Destacamos que o bioma Caatinga é o que apresenta o maior número de experiências, seguido do bioma Mata Atlântica e Zona Costeira, O bioma Cerrado possui apenas uma experiência em acompanhamento. Além dessa caracterização geográfica é importante destacar as particularidades nas atividades produtivas. Encontramos, em sua maioria, apoio às atividades rurais, principalmente voltadas à agricultura familiar; criação de pequenos animais; e bancos de sementes. Temos também atividades mais voltadas ao contexto urbano e periurbano como o artesanato; corte e costura; pequenos comércios.

Um dos objetivos deste projeto consiste em realizar atividades formativas com os participantes dos 20 empreendimentos produtivos solidários, de modo a contribuir para a consolidação dos fundos rotativos solidários na comunidade e no Estado da Bahia, isso também tendo em vista a construção de uma política pública de apoio a fomento às finanças solidárias.

Vale salientar que o público participante e atuante dos projetos acompanhados é composto de homens e mulheres das realidades urbana e rural, e em sua grande maioria excluídos do sistema de crédito tradicional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário