terça-feira, 8 de setembro de 2015

Fundos Rotativos e integração das finanças solidárias são temas de Seminário


Aconteceu nos dias 02 e 03 de setembro no espaço Crescer da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), localizado no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, o seminário “Fundos Rotativos Solidários e Finanças Solidárias”. Este evento teve como objetivo apresentar os resultados dos 20 convênios firmados pelo Governo do Estado da Bahia com as entidades selecionadas através do Edital 001/2011 e debater possibilidades de integração das metodologias de finanças solidárias.

Estiveram presentes representações das entidades de apoio e fomento, dos empreendimentos econômicos solidários, da SETRE, dos Centros Públicos da Economia Solidária (CESOL), dos Empreendimentos contemplados pelo projeto, da Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE), de Bancos Comunitários de Desenvolvimento (BCD) e dirigentes da Associação das Cooperativas de Apoio a Economia Familiar (ASCOOB) de diversos territórios de identidade da Bahia. A Cáritas Regional Nordeste 3 foi representada pelos assessores Luciana Sarno, Maira Silva, Marcus Fabrício Oliveira e Amanda Santos, sendo esta a responsável pela apresentação dos resultados do projeto Fortalecer Finanças. 

As falas dos participantes da mesa de abertura foram marcadas por elogios sobre essa iniciativa entre Governo do Estado e sociedade civil organizada, sendo esta uma ação pioneira no Brasil.

Durante a apresentação dos resultados do projeto, foram mostrados os seguintes números: 20 projetos aprovados, 203 empreendimentos apoiados em 11 Territórios de Identidade do Estado, 2.690 famílias beneficiadas, onde 86% têm mulheres como chefe de família, na sua maioria negra. Foram investidos R$ 3,4 milhões em recursos.

Entrega de cesta com produtos dos empreendimentos apoiados
Em relação aos resultados qualitativos, destacam-se: o apoio à melhoria da qualidade dos produtos com desenvolvimento de catálogos, fortalecimento da preservação do meio ambiente com foco na produção orgânica e da valorização da cultura local. E, além disso, a ampliação da comercialização para o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e a EBAL (Empresa Baiana de Alimentos).

Amanda Santos, assessora da Cáritas Regional NE3, destacou que “o evento deve ser um momento de reflexão sobre a caminhada dos Fundos Rotativos Solidários desde o edital lançado, em 2011, até agora.  Momento também de celebrar os resultados alcançados pelos Fundos Rotativos Solidários nessa caminhada, como, por exemplo, o fortalecimento na incidência dos Fundos Rotativos Solidários nos espaços de construção de políticas públicas. E, posteriormente, discutir com as outras metodologias de finanças estratégias para o fortalecimento dos empreendimentos de EcoSol e para a consolidação de uma política de Estado”.

No segundo dia, os participantes debaterem sobre os desafios e possibilidades de integração das metodologias de finanças solidárias, tendo como elemento norteador a carta das finanças solidárias, elaborada durante o 1º Encontro das Finanças Solidárias, ocorrido em 2014. Outra reflexão foi sobre a importância dos Centros Públicos de Economia Solidária para a construção social do desenvolvimento em âmbito territorial, tendo como elemento central a economia popular solidária.

Maíra Silva, assessora da Cáritas Regional NE3, afirmou que “pelo modo como o projeto foi construído com a sociedade civil, tornou-se uma ação pioneira no país. Isso fez com que o projeto tivesse a cara dos movimentos de finanças solidárias. Além disso, o seminário foi importante porque juntou no mesmo espaço as modalidades de finanças para fortalecer diálogos e animar os processos de integração”.

A construção do seminário foi feita conjuntamente envolvendo as seguintes organizações e grupos: Cáritas Regional Nordeste 3, Fundação Esquel, ITES/UFBA, ASCOOB, Coordenação Microcrédito e Finanças Solidárias da SETRE (COMFIS) e o Grupo de Trabalho de Finanças Solidárias do Conselho Estadual de Economia Solidária.

Nota: Assessoria de Comunicação da Cáritas Regional NE3
Fotos: Allan Lustosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário