terça-feira, 7 de julho de 2015

Integrantes da Rede de Fundos Rotativos Solidários da Bahia se reúnem em Salvador


Dando continuidade ao processo de articulação da Rede de Fundos Rotativos Solidários do estado da Bahia, a Cáritas Regional Nordeste 3 reuniu na sua sede, em Salvador, nos dias 30 de junho e 01 de julho, representantes de empreendimentos de Economia solidária, que atuam com a metodologia de Fundos Rotativos Solidários (FRS).

Esse encontro teve como objetivo construir a identidade da Rede de Fundos Rotativos da Bahia, processo iniciado, em abril, durante o primeiro encontro da Rede. Para isso, os/as participantes começaram a elaborar a missão, visão e valores dessa rede e a visualizar qual a sua dimensão territorial, identificando em um mapa a localização de cada organização. Além disso, dialogaram sobre como realizar uma parceria e integração da rede com os Centros Públicos de Economia Solidária (CESOL), tanto os que já existem quando os que estão sendo implantados por meio de edital do Estado da Bahia. O grupo também conheceu sobre como funciona o CADSOL (Cadastro Nacional de Empreendimentos Econômicos Solidários) e sua importância para os empreendimentos e para consolidação da Rede.

Para contribuir com o debate em relação ao CADSOL, o Articulador Regional BA/SE do Projeto Redes de Fundos Solidários, Marcus Fabrício, apresentou o contexto de criação desse instrumento, as suas principais características e diretrizes e o passo a passo para o cadastramento dos empreendimentos de economia solidária no CADSOL. Foi um momento importante para os/as participantes conhecerem melhor sobre essa forma de acessar políticas públicas de economia solidária.

Já para falar sobre os Centros Públicos, foi convidada a coordenadora Karla Uckonn, do Centro público gerido pela organização Filhos do Mundo, localizado no bairro da Barra, em Salvador. Ela apresentou o histórico dos centros públicos e de como o CESOL da Barra foi constituído. Também falou para os grupos informações importantes relacionadas ao assessoramento oferecido pelos centros e de como os grupos podem acessar os recursos oferecidos por este espaço público. Após essa etapa, foi aberto o momento para questionamentos e, em seguida, uma roda de conversa para saber como o CESOL, representado pela Karla, poderia colaborar com o processo de articulação da Rede de FRS.  

Esse segundo encontro contribuiu para fortalecer ainda mais essa articulação e firmar parcerias entre entidades e empreendimentos de Economia Solidária que já estão participando da rede. Segundo a assessora Maíra Silva, responsável pela execução do Projeto de articulação da Rede de Fundos Rotativos Solidários do Estado da Bahia, convênio entre Cáritas Regional Nordeste 3 e Governo do Estado da Bahia, realizar estes encontros é muito importante, visto a necessidade dos grupos em ter um espaço de formação e diálogo, onde possam firmar parcerias, receber informações sobre o que acontece com a Economia Solidária no Estado e debater desafios e soluções por meio do intercâmbio com outras experiências.
Fotos: Arquivo da Cáritas Regional Nordeste 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário